segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Contém 1g e a palhaçada do curso de auto maquiagem



Curso de auto maquiagem poderia ser uma ótima ferramenta de divulgação da marca. Mas não, eles preferem usar o atendimento baseado em tortura para te obrigar a comprar tudo aquilo.

Estou com um assunto engasgado há cerca de 2 meses e não me aguento, tenho que compartilhar e exigir providências. Além disso, me sinto na obrigação de ajudar outras colegas que podem cair no mesmo golpe a não fazê-lo.

Paguei 50 reais por um “curso de auto maquiagem” da Contém 1g do shopping Bourbon, em SP.  Antes de comprar, conversei com a vendedora, que me garantiu que eu podia levar as minhas maquiagens que tivesse dúvida para esclarecer com o maquiador.

Ok, fui para lá e levei minha necessaire. Como publicitária, entendo que esta ação é uma oportunidade de divulgar os produtos da marca, porém, não imaginava que seria tão desrespeitada.

O maquiador tinha boa vontade até. Mas a cada novo passo do make, me deixava sozinha fazendo e ia tentar fazer uma venda. Além disso, não me deixou pegar um produto na necessaire, todos tinham que ser desta estimada marca.

Me sinto uma idiota por ter pago 50 reais para participar de uma ação de merchandising da marca. Se tivesse sido gratuíto, eu não estaria reclamando e ainda teria sentido prazer em conhecer os produtos Contém 1g. Mas não foi. Eu paguei e me sinto uma imbecil cada vez que passo na frente dessa loja.

Não sei se em todas as lojas é assim, porém, na loja do Shopping Bourbon, em SP, você é extremamente sub julgado pelos “make up artists”. Eu tinha acabado de comprar minha base líquida da MAC (é uma opção minha a marca que uso, correto?) e o maquiador viu. Disse que era uma bosta (assim mesmo) e eu que devia comprar a da Contém 1g que é maravilhosa bla bla bla. Alô, acho melhor a gente não entrar no mérito de comparar MAC com contém 1g, não acham?
Eu tinha acabado de gastar 160 reais num produto e o cara vem me falar que é uma bosta? Ainda bem que a opção de compra é MINHA, e dela eu não abro mão.

O “curso” se tornou tão insuportável pela imposição de produtos (que, em sua maioria, não combinavam com a minha pele). Eu não conseguia fazer direito as coisas sozinha e, ao invés de me ensinar ou me supervisionar, o vendedor (desculpe, mas chamar essa pessoa de maquiador é um absurdo) apenas ia lá e refazia o que eu não sabia.

Ao final, eu sinalizei que queria adquirir UM produto (um pincel). Me mostraram todos os produtos que tinham sido usados (justo, pois fazia parte do merchan), mas ao que eu disse que não levaria nada, formou-se um circulo de 4 pessoas ao meu redor (caixa, vendedor e outras 2 maquiadoras/vendedoras) gritando na minha orelha, que eu devia levar, que eram produtos perfeitos. A caixa, inclusive, já tinha registrados todos os produtos.

Eu entrei em desespero, queria mais é sair de lá e deixar aquela falação pra trás. Uma absurda falta de respeito e comprometimento. Merchan bem feito convence o cliente pela qualidade do produto. Gritaria e imposição só fazem com que vc pegue NOJO de uma marca como essa.

Saí de lá parecendo uma palhaça, direto pro banheiro do shopping tirar aquela porcaria toda da minha cara.

Como eu mesma disse, a opção de não levar foi MINHA, e eu a exerci em sua plenitude. Porém, a pressão psicológica que sofri só me faz ter arrependimento por ter adquirido este curso e produtos desta marca. Eu passo na frente da loja do Bourbon e tenho vontade de fazer barbaridades. Mas, como pessoa sensata e fina que sou, eu nunca faria isso. Além disso, as palavras, minha capacidade de escrever e as redes sociais podem me ajudar a fazer um estrago ainda maior.


Desejo à marca muito boa sorte, vão precisar!

E vc, já teve alguma experiência parecida com a Contém 1g? Comenta aí embaixo e vamos compartilhar essa dor! :)

Vejam outra presepada da Contém. Esse link foi retuitado pela @bicmuller:


E tem marca que se queima por tão pouco…



10 comentários:

Dona Farta disse...

E eu que não sabia que a senhorita também é blogueira??!!!

Tem que avisar, pow! kkkk

Beijosss

La Gioconda disse...

Sempre compro uns produtinhos da marca e sempre me oferecem tal curso de auto maquiagem. Só que aqui, não sei se pelo preço que pago nos produtos, o curso é gratuito. Nunca fui, porque além de ser muito distante de onde moro (tenho que ir em outra cidade comprar), tenho receio de que aconteça exatamente isso que aconteceu contigo. Obrigada pelo desabafo, espero que outras leitoras possam também falar de suas experiências e que se houver mais algum ponto negativo, que a marca tome providências. Afinal, é só ela quem vai sair perdendo.

Thaís Turlão disse...

ahaha Farta, tenho muitas idéias, mas só escrevo às vezes, o Twitter me domina!

Gioconda, eu fui à loja pela primeira vez e comprei algumas coisinhas, deu uns 100 e poucos reais. E, neste mesmo dia, comprei o curso. Me ofereceram por 100 reais, mas eu disse que achei caro e baixou para 50 reais. E eu queria muito fazer pq tenho dificuldade em ousar no make, achei que seria uma oportunidade boa.
NUNCA caia nessa. Existem marcas muito boas, que batem Contém 1g de longe!
Fique de olho na Quem disse, Berenice - eles vão inaugurar uma loja online. Relação custo x benefício bem conceituada! (Estamos de olho!)
Obrigada por participar!

Eva Petita disse...

Conheço a marca desde os anos 90, bem no começo, quando ela vendia imitação de perfume importado. Conheço bem um ex-franqueada que deixou de ser por ter ficado cansada de ser roubada pela C1g. Era uma revendedora de mais de 10 anos que teve a praça tomada. Apareceu um novato com dinheiro, esfregou na cara da fábrica e eles passaram o ponto p o novato. Sem nem diálogo com o antigo franqueado. Fora que no tempo dos perfumes a C1g exigia que os franqueados enviassem o cadastro dos clientes . A fábrica pegou todos os dados e começou a vender diretamente a eles. Isso é apenas a ponta do iceberg. A marca tem a gênese da falcatrua e parece q não abandobará.tão cedo.

Anônimo disse...

Esta marca perdeu a noção. É mais barato comprar maquiagem importada pela internet do que pagar os preços irreais que a Contém 1g quer empurrar goela a baixo nas consumidoras.

Coisa Phynna disse...

Absurdo total! Vergonha absurda!!! Completo desrespeito!!!
Faz bem em botar a boca no trombone, acabou-se o tempo que consumidor não tinha voz e vez! Os tempos agora são outros e vc está certíssima de divulgar sua decepção pra que outros não sejam feitos de bobos e marionetes!

Bjs e ótima semana!!!

Terminei de ler Cinquenta Tons de Cinza e fiz a resenha no blog!
Vem ver: Cinquenta Tons de... Preguiça! #fiftyshadesofgrey
http://coisaphynna.blogspot.com/2012/10/cinquenta-tons-de-preguica.html

Anônimo disse...

Bom, vou falar como ex-funcionária da Contém: não percam o seu tempo com o curso. Em primeiro lugar, a grande maioria dos 'make up artists' de lá não recebeu treinamento. Os treinamentos são raros, apenas algumas vezes por ano, então a grande maioria das funcionárias de lá não havia feito treinamento nenhum (se fizeram foi apenas o módulo básico). Com duas semanas de loja eu já estava sendo obrigada a dar o curso para o cliente. Claro que a maioria das meninas tem uma boa noção de maquiagem, algumas são muito boas, mas por mérito delas e não por treinamento. Para mim era muito difícil, pois eu tinha dificuldade em acertar o tom da base e corretivo das pessoas e tinha que me virar, fazendo vários testes até acertar, porque sequer me ensinaram como funciona a nomenclatura das bases (pele rosada/amarelada etc).
A orientação para o curso de maquiagem é vender produtos. São escolhidos os produtos mais caros e aí tentamos empurrar os produtos a todo custo para o cliente. É péssimo e eu saí de lá porque me sentia muito mal de ficar empurrando produtos para as pessoas. Os produtos são bons sim (mas são muito caros) e se você não faz essa pressão psicológica no cliente você é considerada péssima funcionária e acaba saindo (como eu), então quem fica são apenas as pessoas que não dão a mínima para o cliente e seus desejos de maquiagem, só querem saber de lucro! #desabafo!

Anônimo disse...

Nossa! Semana passada passei na Contem 1g do Bourbon para trocar um presente.
CHeguei na loja e a vendedora insistiu para eu sentar na tal cadeira.... Eu já sabia que o objetivo era me maquiar e falei: não gosto de maquiagem, só vim trocar o produto por um rímel, um pó, algo do tipo.... (Mentira que ñ gosto de maquiagem).
Enfim, mesmo assim ela pegou todos os produtos e ficou me mostrando. Tenho paciência e até deixei ela passar um tônico em minha pele, depois um pó e um blush suave.
Elogiei, pois gostei dos produtos. Eis que eu pergunto: Quanto é cada um?
E ela responde: não sei o valor. Passarei todos no caixa para vc e vc divide em 5x, não se preocupe! hahahahahahahahahahahahahahaha
Absurdo né?
Levei apenas uma blush!!!!!
E aguentei a cara de merda da vendedora!

Anônimo disse...

Nossa thais fiquei indignada !!
Pois essa semana mesmo fui a loja e fui atendida por uma maquiadora que é um doce ,fiz o curso de auto maquiagem e disse para ela que não poderia levar nada essa semana ...porém que eu tinha amado os produtos e que voltaria para busca-los ,realmente são de ótima qualidade,Podem até ter um preço salgado,mas adorei o resultado para a minha pele que é MEGA oleosa
e vou voltar na loja sexta-feira para fazer um make pois tenho uma festa!
Talvez tenha sido o maquiador que não estava de bom humor e é claro que você não tem nada a ver com isso !foi uma falta de respeito!Mas adorei a minha maquiadora foi um doce e muito atenciosa não deixou eu levantar da cadeira durante o curso enquanto não aprendi sugiro que volte a loja para tirar sua má impressão e procure a minha maquiadora que tenho certeza que você vai ama-la !
Beijos ;*

Juliana Nascimento disse...

Sou cliente da contem 1g a muito tempo amoo os produtos nao tenho do que me queixar, e vou confessar que existem vendedoras maquiadoras que as vezes nao estao de bom humor, assim como existem CLIENTES que as torturam como eu propria ja presenciei na loja , mas acho que isso nao se deve a marca mas sim ao pessoal da maquiadora ,sou cliente da loja do shopping bourbon/higienopolis e sempre sou supeer bem atendida me servem café e tudo ,ja fiz os cursos tambem e sai super satisfeita... AMIGA ACHO QUE SE VC NAO LEVANTOU DE BOM HUMOR ERA MELHOR VC DESMARCAR E FICAR EM CASA COMO EU JÁ FIZ PQ ELAS MESMAS NOS DAO CONTROLE TOTAL DOS HORARIOS ... Acho que seria interresante vc como passa sempre lá ao inves de ficar pensando em fazer coisas ruins (pois nao faz bem pra nós mesmas esse tipo de pensamento) SERIA LEGAL VC ENTRAR E TIRAR ESSA MÁ IMPRESSAO POIS ADORO AS VENDEDORAS DE LA QUE JA SE TORNARAM MINHAS MAQUIADORAS OFICIAS.
XOXO.